TV ONLINE EM PORTUGUÊS
TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS CRISTÃOS E GENERALISTAS

Chat Online

Ursula von der Leyen eleita presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen fez história e tornou-se na primeira mulher eleita para a presidência da Comissão Europeia.

Ursula von der Leyen eleita presidente da Comissão Europeia
Foi com uma curta diferença de 56 votos, e apenas nove acima do mínimo necessário, que se confirmou no Parlamento Europeu (PE) a eleição mais renhida na história da Presidência da Comissão Europeia desde que os eurodeputados receberam, em 2008, no Tratado de Lisboa, o poder de rejeitar as nomeações indicadas pelos líderes europeus.

A conservadora alemã Ursula von der Leyen, de 60 anos, teve votos contra do grupo político europeu Verdes e de diversos eurodeputados socialistas e liberais, dois grupos que haviam manifestado de forma geral o apoio à indicação do Conselho Europeu.

A até aqui ministra da Defesa germânica garantiu a eleição com uma curta maioria de apenas nove votos e, para alguns eurodeputados entrevistados pela Euronews, a confirmação foi uma surpresa, mas agora há que esperar que a sucessora do luxemburguês Jean-Claude Juncker cumpra os vários compromissos eleitorais anunciados.

A nova Presidente da Comissão Europeia tem agora pela frente um intenso verão, a analisar e a escolher os nomes da equipa de comissários para a equipa que pretende liderar nos próximos cinco anos.

A seleção de Ursula von der Leyen terá de passar também pelo escrutínio do PE, onde a nova líder europeia precisa de continuar a trabalhar na recolha de apoios entre os diversos eurodeputados para garantir a aprovação da desejada equipa antes de assumir funções a 01 de novembro, um dia após a atual data fixada para o "Brexit", a aparente interminável "novela" da vida real europeia.


Deixe o seu Comentário

    Ainda ninguém adicionou um comentário.
    Preencha o formulário acima e seja o primeiro!